Em Destaque na nossa Escola

Atendimento EE
Projeto Viajar Entrelinhas
Horários 2018/19

Consulte a hora de atendimento aos encarregados de educação de cada turma do 2.º e 3.º Ciclos clicando AQUI.

atendimento

O Clube de Jornalismo convida os alunos do 3.º Ciclo a participar no Projeto Viajar Entrelinhas - Escócia. Saiba mais clicando AQUI e conheça o itinerário clicando AQUI.

Consulte os horários das turmas do 2.º e 3.º Ciclo AQUI.

calendarizacao

Notícias do Agrupamento e das Escolas

Dia da Alimentação
Escola Amiga da Criança
Maio "Mês do Coração"
Campeonato SuperTmatik
Canguru Matemático
Indisciplina
Dia da Não Violência
Viagem a Paris
Concurso de leitura 2018
Notícias Arquivadas

Dia da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, foi assinalado na nossa escola com diversos cartazes e três turmas do 5.º Ano participaram na atividade "Conversas com a equipa do refeitório escolar", dinamizada pela equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde).

A nossa escola, em parceria com o Clube XZen, candidatou-se ao Prémio Escola Amiga da Criança. Após um longo período de análise às mais de 940 candidaturas, fomos distinguidos com o Selo Escola Amiga da Criança 2018.

Maio, Mês do Coração

“Maio, Mês do Coração” é um conjunto de atividades que se desenvolvem ao longo de todo o Mês de Maio, na tentativa de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares. A Equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde), juntamente com os alunos dos 8.º e 9.º anos construíram  um painel alusivo ao tema.

Campeonato SuperTmatik 2018

No dia 19 de março, pelas 15 horas, realizou-se na escola sede do Agrupamento, o campeonato de Cálculo Mental - SuperTmatik. Este jogo alia as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação extra para o processo de ensino-aprendizagem, em ambiente de muita emoção e adrenalina, próprias das grandes competições.

No campeonato participaram cerca de 70 alunos, representando a maioria das turmas da escola sede.

Os três melhores classificados de cada ano de escolaridade foram:

5.º ANO

• 2.º CLASSIFICADO: Rodrigo André 9.ºD
  • 3.º CLASSIFICADO: Carolina Leão 9.ºC

Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras 2018

No passado dia 15 de março, decorreu na escola sede do Agrupamento mais uma edição do Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras. Em Portugal, a organização deste concurso internacional está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O departamento de Matemática juntou-se mais uma vez a esta iniciativa, tendo participado neste concurso 96 alunos, distribuídos por três categorias:

• categoria Escolar: 45 alunos;
  • categoria Benjamim: 35 alunos;
  • categoria Cadete: 16 alunos.

Indisciplina

No dia 28 de abril realizou-se uma sessão de sensibilização INDISCIPLINA, no âmbito do Plano de Ação de Melhoria - "Promoção para um Clima de Segurança e Bem-estar", dinamizada pela encarregada de educação e psicóloga educacional, Dra. Ana Lúcia D`Avillar. Esta ação teve como público-alvo os assistentes operacionais de todo o agrupamento e decorreu na Escola Básica Alfredo da Silva.
A equipa agradece à Dra. Ana Lúcia D`Avillar toda a disponibilidade, empenho e sucesso desta ação.
Muito Obrigado!

Dia da Não Violência

A 30 de janeiro foi assinalado o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. O dia foi instituído em 1964 com o objetivo de alertar alunos, pais, professores e toda a sociedade para valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a não violência e a paz. Neste âmbito as equipas da Biblioteca e do PES lançaram um desafio a todas as turmas: um concurso sobre a temática: “ CONTRA A VIOLÊNCIA”. As turmas participaram, criando um pássaro branco.

Viagem a Paris

Em fevereiro, o Jornal Entrelinhas organizou uma visita de estudo a Paris. Conhecer outras culturas, comunicar em língua francesa, respeitar as diferenças e socializar com os outros foram alguns dos objetivos desta viagem. Durante 4 dias, 50 alunos e 5 professores rumaram à capital de França e desfrutaram de uma aprendizagem bastante enriquecedora. Deixamos aqui o registo de algumas imagens, mas se quiserem conhecer a opinião dos alunos, comprem o Jornal especial da Páscoa e leiam as entrevistas. Para o ano há mais, inscreve-te a partir de setembro.

Concurso de Leitura 2017/2018

Realizaram-se durante o 2.º período letivo os concursos de leitura de Português e de Inglês.

Conheça os resultados:

ligarResultados do Concurso de Leitura de Português

ligarResultados do Concurso de Leitura de Inglês

Quadros de Valor e Excelência
Corta-mato escolar
Concurso de Leitura 2016/2017

Entrega dos diplomas dos Quadros de Valor e de Excelência 2016/2017

No dia 19 de outubro, pelas 18:45 h, na Escola Básica Alfredo da Silva, realizou-se a cerimónia de entrega dos diplomas dos Quadros de Valor e de Excelência.

ligarLista de alunos do quadro de excelência 2016/2017

ligarLista de alunos do quadro de valor 2016/2017

Corta-mato escolar 2017/2018

Decorreu o corta-mato escolar do agrupamento.

Parabéns aos vencedores!

Conheça as classificações gerais:

ligarBlogue do Desporto Escolar da EB Alfredo da Silva

Concurso de Leitura 2016/2017

Conheça os resultados:

ligarResultados do Concurso de Leitura de Inglês "The Best Reader Competition"

ligarResultados do Concurso de Leitura de Português

Agenda Geral do Agrupamento e das Escolas

Escola Básica

Alfredo da Silva

Descrição

A escola ministra os 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Tem em 2018 uma população escolar de aproximadamente 750 alunos. Localiza-se em Albarraque na freguesia de Rio de Mouro, concelho de Sintra, foi construída em terrreno cedido pela empresa Tabaqueira e foi inaugurada em 16 de setembro de 2002. A direção da escola é assegurada pela Direção do Agrupamento.

Escola Básica Alfredo da Silva

direcao.alfredodasilva@aeass.pt