Em Destaque na nossa Escola

Manuais Escolares 2018/19
Jornal

Consulte a lista de Manuais Escolares adotados para o ano letivo 2018/19 e informações sobre a atribuição de Manuais Escolares gratuitos, clicando AQUI.

Consulte a 24.º Edição (junho de 2018) do jornal Entrelinhas, da responsabilidade do "Clube de Jornalismo". Saiba mais sobre este clube  AQUI.

jornal 1

Notícias do Agrupamento e das Escolas

Escola Amiga da Criança
Maio "Mês do Coração"
Campeonato SuperTmatik
Canguru Matemático
Indisciplina
Dia da Não Violência
Viagem a Paris
Concurso de leitura 2018
Quadros de Valor e Excelência
Corta-mato escolar
Notícias Arquivadas

A nossa escola, em parceria com o Clube XZen, candidatou-se ao Prémio Escola Amiga da Criança. Após um longo período de análise às mais de 940 candidaturas, fomos distinguidos com o Selo Escola Amiga da Criança 2018.

Maio, Mês do Coração

“Maio, Mês do Coração” é um conjunto de atividades que se desenvolvem ao longo de todo o Mês de Maio, na tentativa de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares. A Equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde), juntamente com os alunos dos 8.º e 9.º anos construíram  um painel alusivo ao tema.

Campeonato SuperTmatik 2018

No dia 19 de março, pelas 15 horas, realizou-se na escola sede do Agrupamento, o campeonato de Cálculo Mental - SuperTmatik. Este jogo alia as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação extra para o processo de ensino-aprendizagem, em ambiente de muita emoção e adrenalina, próprias das grandes competições.

No campeonato participaram cerca de 70 alunos, representando a maioria das turmas da escola sede.

Os três melhores classificados de cada ano de escolaridade foram:

5.º ANO

• 2.º CLASSIFICADO: Rodrigo André 9.ºD
  • 3.º CLASSIFICADO: Carolina Leão 9.ºC

Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras 2018

No passado dia 15 de março, decorreu na escola sede do Agrupamento mais uma edição do Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras. Em Portugal, a organização deste concurso internacional está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O departamento de Matemática juntou-se mais uma vez a esta iniciativa, tendo participado neste concurso 96 alunos, distribuídos por três categorias:

• categoria Escolar: 45 alunos;
  • categoria Benjamim: 35 alunos;
  • categoria Cadete: 16 alunos.

Indisciplina

No dia 28 de abril realizou-se uma sessão de sensibilização INDISCIPLINA, no âmbito do Plano de Ação de Melhoria - "Promoção para um Clima de Segurança e Bem-estar", dinamizada pela encarregada de educação e psicóloga educacional, Dra. Ana Lúcia D`Avillar. Esta ação teve como público-alvo os assistentes operacionais de todo o agrupamento e decorreu na Escola Básica Alfredo da Silva.
A equipa agradece à Dra. Ana Lúcia D`Avillar toda a disponibilidade, empenho e sucesso desta ação.
Muito Obrigado!

Dia da Não Violência

A 30 de janeiro foi assinalado o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. O dia foi instituído em 1964 com o objetivo de alertar alunos, pais, professores e toda a sociedade para valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a não violência e a paz. Neste âmbito as equipas da Biblioteca e do PES lançaram um desafio a todas as turmas: um concurso sobre a temática: “ CONTRA A VIOLÊNCIA”. As turmas participaram, criando um pássaro branco.

Viagem a Paris

Em fevereiro, o Jornal Entrelinhas organizou uma visita de estudo a Paris. Conhecer outras culturas, comunicar em língua francesa, respeitar as diferenças e socializar com os outros foram alguns dos objetivos desta viagem. Durante 4 dias, 50 alunos e 5 professores rumaram à capital de França e desfrutaram de uma aprendizagem bastante enriquecedora. Deixamos aqui o registo de algumas imagens, mas se quiserem conhecer a opinião dos alunos, comprem o Jornal especial da Páscoa e leiam as entrevistas. Para o ano há mais, inscreve-te a partir de setembro.

Concurso de Leitura 2017/2018

Realizaram-se durante o 2.º período letivo os concursos de leitura de Português e de Inglês.

Conheça os resultados:

ligarResultados do Concurso de Leitura de Português

ligarResultados do Concurso de Leitura de Inglês

Entrega dos diplomas dos Quadros de Valor e de Excelência 2016/2017

No dia 19 de outubro, pelas 18:45 h, na Escola Básica Alfredo da Silva, realizou-se a cerimónia de entrega dos diplomas dos Quadros de Valor e de Excelência.

ligarLista de alunos do quadro de excelência 2016/2017

ligarLista de alunos do quadro de valor 2016/2017

Corta-mato escolar 2017/2018

Decorreu o corta-mato escolar do agrupamento.

Parabéns aos vencedores!

Conheça as classificações gerais:

ligarBlogue do Desporto Escolar da EB Alfredo da Silva

Concurso de Leitura 2016/2017
Orçamento Participativo 2016/17

Concurso de Leitura 2016/2017

Conheça os resultados:

ligarResultados do Concurso de Leitura de Inglês "The Best Reader Competition"

ligarResultados do Concurso de Leitura de Português

Conheça os resultados da votação das propostas para a aplicação do orçamento participativo da escola. Clique  AQUI.

Agenda Geral do Agrupamento e das Escolas

Escola Básica

Alfredo da Silva

Descrição

A escola ministra os 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Tem em 2017 uma população escolar de aproximadamente 750 alunos. Localiza-se em Albarraque na freguesia de Rio de Mouro, concelho de Sintra, foi construída em terrreno cedido pela empresa Tabaqueira e foi inaugurada em 16 de setembro de 2002. A direção da escola é assegurada pela Direção do Agrupamento.

Escola Básica Alfredo da Silva

direcao.alfredodasilva@aeass.pt