Escola Básica de Francos

Atividades da E. B. Francos

Consulte as atividades previstas para o ano letivo 2017/2018:

ligarAtividades da E. B. de Francos - 2017/2018

Crescer com amizade

Este projeto consiste no apadrinhamento das crianças do Jardim de Infância por parte dos alunos do 1º ciclo. Tem como objetivos acolher as crianças do Jardim de Infância e sensibilizar os alunos do 1º ciclo para a importância do seu papel como padrinhos.

Horta Pedagógica

Com este projeto pretende-se que as crianças tenham contacto com aspetos da natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica.

Projeto "Newton Gostava de Ler"

O projeto “Newton gostava de ler” tem como objetivo principal criar um programa de leitura de livros de ciência com realização de pequenas atividades experimentais, na biblioteca escolar, envolvendo materiais de baixo custo e replicação simples (em casa ou na sala de aula). Com este projeto pretende-se junto dos alunos promover o gosto pela leitura; promover o gosto pela leitura de livros de ciência; promover a cultura em geral; promover a cultura científica e tecnológica; possibilitar momentos de experimentação; promover a colaboração entre entidades de ensino não-formal das ciências e entidades de ensino formal.

As docentes bibliotecárias, Maria José Vaz e Teresa Santos,  deslocam-se a todas as escolas do 1.º ciclo, a fim de implementarem o referido projeto.

Assim, no dia 4 de fevereiro, realizou-se na nossa escola a primeira sessão deste projeto. Desta vez, o tema foi a cristalização...

Após a leitura da lenda  "Castigo de sal" do livro do escritor José Jorge Letria, os alunos fizeram experiências: chupa-chupa de cristais e sais de banho. Familiarizaram-se com alguns termos menos comuns: solução sobressaturada, soluto, solvente, cristais de sacarose, cristais de cloreto de sódio, gobelé, imersão, homogeneizar, estrutura cúbica, entre outros.

Os alunos e docentes foram muito participativos e gostaram da atividade.