Escola Básica de Cabra Figa

Normas da Escola

Entrada para as aulas

- O aluno tem que ser assíduo e pontual.
- O aluno deve dirigir-se para a porta da sala de aula, logo que toque, formar fila e aguardar ordeiramente a chegada do professor.
- O acesso ao piso superior só é possível, acompanhado com um adulto.

Nas aulas

- O aluno deve sentar-se direito e bem encostado à cadeira.
- Para participar, o aluno deve levantar o braço e aguardar a sua vez.
- O aluno não pode mexer nos estores, sem a autorização do professor.
- O aluno não pode deitar lixo para o chão.
- O aluno deve manter a mesa limpa e arrumada.
- Antes de sair, o aluno tem que colocar a cadeira no lugar.
- Nas aulas de Educação Física os objetos de uso pessoal têm de ser obrigatoriamente guardados no saco de valores.

- Trazer sempre a caderneta escolar.
- Trazer sempre o material escolar necessário às várias áreas.
- Não trazer objetos de valor (acessórios e jogos eletrónicos e telemóveis). A escola não se responsabiliza pelo seu desaparecimento.

Saída extraordinária da escola
As saídas extraordinárias (a meio do turno, para que o aluno se dirija a uma consulta médica, por exemplo) devem ser comunicadas por escrito, através da caderneta, ao Professor da turma.

Faltas
- Uma falta de atraso corresponde a uma falta de presença.
- Apenas no primeiro tempo de cada turno será tolerado um atraso de 10 min.
- A falta obriga o aluno a apresentar ao professor a respetiva justificação, logo que regresse à escola.
- No caso de faltar em dia de ficha de avaliação, a não apresentação da justificação inviabiliza a realização da mesma.
NOTA: Os alunos propostos para aulas de Apoio Pedagógico Acrescido serão excluídos da sua frequência, à terceira falta injustificada.

Comportamento
- Todos os alunos têm que obedecer e respeitar as instruções dos adultos (professores ou assistentes operacionais), em qualquer espaço das instalações escolares.
- Os alunos não podem correr nem fazer barulho nos corredores.
- A manutenção e conservação de limpeza do material e da sala de aula é da responsabilidade de cada aluno.

Vestuário
- Não é permitido o uso de vestuário inadequado, t-shirts, com imagens ou palavras obscenas, roupa e calçado de praia e tops e calções demasiado curtos.
- É obrigatório o uso da t-shirt da escola nas aulas de Educação Física e atividades desportivas.
- Não é permitido o uso de gorros e bonés dentro da sala de aula e quando, na escola, se dirige a um adulto.