Escola Básica Alfredo da Silva

Normas da Escola

• Trazer sempre a caderneta escolar e o cartão eletrónico.
  • Trazer sempre o material escolar necessário às várias disciplinas.
  • Não trazer objetos de valor (acessórios e jogos eletrónicos e telemóveis). A escola não se responsabiliza pelo seu desaparecimento.
  • Entrar e sair do edifício sempre pelas portas laterais, junto ao bloco do refeitório/sala de convívio.

Cartão eletrónico

O cartão eletrónico contém todas as informações relativas ao horário do aluno e à autorização de saída da escola (na hora de almoço ou no caso de não haver a última aula). É obrigatório para:

• Entrar e sair da escola;
  • Fazer compras no bufete e na papelaria;
  • Entrar na BE/CRE;
  • Comprar as senhas de almoço na véspera (ou no próprio dia, até às 10h, mediante o pagamento de multa). A marcação dos almoços pode ser efetuada no quiosque, com o cartão, ou através da Internet (ligação na página do agrupamento em "Kiosk").

Saída extraordinária da escola

As saídas extraordinárias (a meio do turno, para que o aluno se dirija a uma consulta médica, por exemplo) devem ser comunicadas por escrito, através da caderneta, ao Diretor de Turma ou à Direção. Sem essa autorização escrita o aluno não poderá sair da escola.

COMPORTAMENTO

• Todos os alunos têm que obedecer e respeitar as instruções dos adultos (professores ou assistentes operacionais), em qualquer espaço das instalações escolares.
  • Os alunos não podem correr nem fazer barulho nos corredores.
  • A manutenção e conservação de limpeza do material e da sala de aula é da responsabilidade de cada aluno.

FALTAS

• Uma falta de atraso corresponde a uma falta de presença.
  • Apenas no primeiro tempo de cada turno será tolerado um atraso de 10 min.
  • A falta a uma aula, estando o aluno na escola, é considerada uma infração disciplinar grave.
  • A falta a uma ficha de avaliação obriga o aluno a apresentar ao professor e ao diretor de turma a respetiva justificação, logo que regresse à escola. A não apresentação da justificação inviabiliza a realização da ficha de avaliação.

NOTA: Os alunos propostos para aulas de Apoio Pedagógico Acrescido serão excluídos da sua frequência, à terceira falta injustificada.

TELEMÓVEL

• O telemóvel tem de estar desligado, sem som e guardado dentro da mochila.
  • Em caso de infração ocorrerá a marcação de falta disciplinar, ficando ao critério do docente a permanência ou não do aluno em sala de aula.
  • Em caso de reincidência, o aluno será objeto de procedimento disciplinar.

VESTUÁRIO

• Não é permitido o uso de vestuário inadequado, t-shirts com imagens ou palavras obscenas, roupa e calçado de praia e tops e calções demasiado curtos.
  • É obrigatório o uso da t-shirt da escola nas aulas de Educação Física e atividades desportivas.
  • Não é permitido o uso de gorros e bonés dentro da sala de aula e quando, na escola, se dirige a um adulto.

Circulação no espaço escolar durante os tempos letivos

• Não circular nos corredores junto às salas de aula.
  • Não circular no bloco administrativo sem autorização de um funcionário.
  • O acesso à BE/CRE é feito, exclusivamente, pelas escadas centrais a partir da Praça da República.
  • O acesso ao cacifo só é possível com autorização de uma funcionária.

Entrada para as aulas

• O aluno tem que ser assíduo e pontual.
  • O aluno deve dirigir-se para a porta da sala de aula, logo que toque, formar fila e aguardar ordeiramente a chegada do professor.
  • O acesso ao piso superior é feito através das escadas centrais.

Nas aulas

• O aluno deve sentar-se direito e bem encostado à cadeira.
  • Para participar, o aluno deve levantar o braço e aguardar a sua vez.
  • O aluno não pode mexer nos estores, sem a autorização do professor.
  • O aluno não pode deitar lixo para o chão.
  • O aluno deve manter a mesa limpa e arrumada.
  • Antes de sair, o aluno tem que colocar a cadeira no lugar.
  • Nas aulas de Educação Física os objetos de uso pessoal têm de ser obrigatoriamente guardados no saco de valores.