Escola Básica Alfredo da Silva

Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos  (BE/CRE)

Serviço técnico-pedagógico - espaço agregador de conhecimentos e recursos diversificados, vocacionado para a mudança das práticas educativas, suporte às aprendizagens, apoio ao currículo, desenvolvimento da literacia da informação, tecnológica e digital, formação de leitores críticos e construção da cidadania.

Funciona de 2ªF a 6ªF das 09:00h às 17:00h.

Contudo, sempre que não estejam criadas as condições necessárias ao cumprimento desde horário assim previsto, nomeadamente a existência de  Assistentes Operacionais que garantam este horário, a BE- CRE verá reduzido o seu período de funcionamento.

Como habitual, fazemos durante o ano letivo a formação de utilizadores e  este ano em particular  a professora bibliotecária está a desenvolver ações de divulgação sobre o projeto " Aprender com a Biblioteca Escolar". Com estas pretende-se reforçar a participação da comunidade escolar neste projeto, que traz o currículo para a biblioteca e vice-versa! A Biblioteca torna-se verdadeiramente parceira do currículo. É este o nosso grande objetivo para o ano letivo 2017/18 e com ele promover e desenvolver nos nossos utilizadores atitudes de cidadania na utilização consciente e crítica da informação.

Os direitos de autor,  a literacia da informação serão, assim, o foco principal de trabalho desta equipa da biblioteca. Brevemente será lançado um site de apoio a este projeto que se destina a  toda a comunidade educativa.

Os projetos que continuamos a desenvolver são :
" Newton Gostava de Ler", " " Ler em Voz Alta", " Navego e Aprendo na NET", " SeguraNet", Feira do Livro, Semana da Leitura, " Super Leitor ", " O escritor vem à escola".
Teremos ainda duas exposições do Centro de Ciência Viva na nossa biblioteca em fevereiro e em março de 2018 , em articulação com o Departamento de Ciências Experimentais.

Informamos que pode aceder ao nosso catálogo online através do blogue da biblioteca, topo superior direito, clicar em  " Catálogo".

De regresso às aulas neste início do ano letivo 2018-2019, a biblioteca apresenta-se e espera por todos! →  Consulte o nosso blogue e/ou Facebook!

ligarVisite o blogue da BE/CRE da Escola Básica Alfredo da Silva

ligarVisite o Facebook da BE/CRE da Escola Básica Alfredo da Silva

ligarVisite o Website de Apoio ao Currículo da BE/CRE da Escola Básica Alfredo da Silva

O Super Leitor 2018/2019

À semelhança do ano letivo anterior, o concurso Super Leitor está em marcha!

Ganhará este prémio o/a aluno/a que mais e melhor tiver lido durante o ano letivo. Para se concorrer basta fazer requisição de livros para leitura domiciliária e apresentar a ficha de leitura referente ao livro lido toda preenchida.

BOAS LEITURAS!

O concurso Super leitor 2017/2018 teve o prémio atribuído às alunas do 6.º ano, Rita e Sónia.

Parabéns aos vencedores!

BI do Leitor 2018/2019

Todos os leitores da Biblioteca Escolar da Escola Básica Alfredo da Silva vão ter um BI de Leitor. Nele ficarão registadas todas as leituras que foram realizadas pelos alunos, a partir da biblioteca escolar, autonomamente.

Com mais esta iniciativa da biblioteca escolar, pretende-se fazer a ligação entre as leituras da biblioteca e as realizadas pelo aluno na aula de Português. É um dos contributos da BE para que melhor se possam atingir e concretizar as metas curriculares do Português, no que diz respeito à Educação Literária. Contudo, este BI também tem referências à utilização pelo aluno de algumas competências na área da literacia da informação, as quais são monitorizadas no seu desenvolvimento pela equipa da BE, ao acompanhar o aluno nas suas atividades na BE-CRE.

Se ainda não tens o teu BI e já fizeste leituras a partir da Biblioteca Escolar, informa-te e pede o teu! Depois só tens que o deixar a atualizar mais ou menos uma vez por mês. Todos os BI ficarão completos no seu preenchimento e devem ser assinados por todos os intervenientes até ao final das aulas.

BI leitor

Biblioteca inclusiva - ColorADD

A biblioteca da nossa escola tem em todo o seu acervo a simbologia ColarADD.

ColorAdd, o idioma das cores: o designer português Miguel Neiva criou um sistema de códigos que permite aos daltónicos a identificação das cores. A partir das cores primárias (amarelo, azul e vermelho) foram criados símbolos para representar tonalidades.

A figura resume como funciona o sistema de identificação de cores para daltónicos ColorAdd:

cores daltonicos

Projeto de Itinerância "Histórias de Lá para Cá"

Com o objetivo de aproximar as duas bibliotecas do agrupamento de escolas de todos os alunos do pré – escolar e do 1.º Ciclo e de promover o gosto pela leitura e pelos livros, as professoras bibliotecárias, Maria José Vaz e Teresa Mª Santos, promovem, desde o ano letivo passado, este projeto. Com ele todas as escolas do agrupamento são contempladas, uma vez por período, com uma atividade de promoção do livro e da leitura.

No âmbito deste projeto, o Stilton foi visitar as escolas do 1.º Ciclo levando com ele muito para contar…

Projeto "Newton Gostava de Ler

O projeto “Newton gostava de ler” tem como objetivo principal criar um programa de leitura de livros de ciência com realização de pequenas atividades experimentais, na biblioteca escolar, envolvendo materiais de baixo custo e replicação simples (em casa ou na sala de aula). Com este projeto pretende-se junto dos alunos promover o gosto pela leitura; promover o gosto pela leitura de livros de ciência; promover a cultura em geral; promover a cultura científica e tecnológica; possibilitar momentos de experimentação; promover a colaboração entre entidades de ensino não-formal das ciências e entidades de ensino formal.

As docentes bibliotecárias, Maria José Vaz e Teresa Santos,  deslocam-se a todas as escolas do 1.º ciclo, a fim de implementarem o referido projeto.

Assim, no dia 4 de fevereiro, realizou-se na Escola Básica de Francos a primeira sessão deste projeto. Desta vez, o tema foi a cristalização...

Após a leitura da lenda  "Castigo de sal" do livro do escritor José Jorge Letria, os alunos fizeram experiências: chupa-chupa de cristais e sais de banho. Familiarizaram-se com alguns termos menos comuns: solução sobressaturada, soluto, solvente, cristais de sacarose, cristais de cloreto de sódio, gobelé, imersão, homogeneizar, estrutura cúbica, entre outros.

Os alunos e docentes foram muito participativos e gostaram da atividade. Aqui fica o registo fotográfico...

transparente